.
target
.
Mandar foto ou não mandar foto no currículo? Eis a questão!
Em um belo dia estava a ajudar um amigo a enviar o seu currículo. Juntos lemos o anúncio da vaga e fizemos o processo de qualificação do currículo para a vaga deixando as informações mais relevantes. Havia já no documento uma foto do meu amigo bem apresentável, sério e de gravata. Terminamos e foi enviado o e-mail.
Ao rolar a página havia algumas informações do setor de Recursos Humanos da empresa dando dicas de como enviar o currículo e uma informação bem grande escrita: " Foto e pretensão salarial somente quando forem solicitados". Logo, meu amigo estava praticamente eliminado. E de fato, o foi. Nem sinal de vida do outro lado da linha.
Colocar foto ou não colocar? Eis a questão! |
Cada cabeça uma sentença - não existe um manual único de como um currículo deve ser. Existem informações básicas que são unanimidade porém, a quantidade de informações, a forma de envio e tantas outras coisas são diferentes. O que um aluno de Recursos Humanos aprende como verdade absoluta em uma Universidade X pode não ser a mesma coisa que outro aluno aprende na Universidade Y.
Preste atenção nos detalhes - no caso que expus eu não me atentei a eles. Se a empresa e fazia questão de frisar que não se enviasse fotos ou pretensão salarial assim deveria ser feito. É a forma que eles desejam receber o currículo. Não devo questionar. Caso uma empresa deseje que cada currículo seja escrito de letras coloridas e no lugar da foto o candidato insira uma figura de um personagem que se identifique, eles tem este direito.
Leia com atenção os detalhes da vaga ofertada. A informação sobre mandar o currículo com foto pode estar explícita. |
Sou contra enviar currículo com foto - usar o argumento de que será excluído por ser feio e não vai enviar foto é um mito. Podem existir pessoas que agem assim mas não podemos julgar todos pelos erros de alguns. Evite questionar o método de seleção de uma empresa - ainda mais publicamente - se deseja logo estar empregado.
Concluindo, eu considero a foto interessante para o processo de seleção. Ela pode ser o complemento que o ajudará a conseguir uma vaga. Candidatos que tomam o cuidado de escolher uma foto profissional para o currículo certamente serão cuidadosos nas suas tarefas diárias. Porém fica a dica: sempre procure saber como aquela empresa espera que sejam os currículos que recebem e como é o padrão aceitável. Se realmente for necessário uma foto não use qualquer uma. Pense em uma foto que gostaria que estivesse no seu crachá nesta futura empresa. Imagine como a foto que você escolheu ficaria se estivesse a vista de colegas, clientes, etc. Após fazer essa "peneira mental" e aprovada a foto inclua ele no seu currículo.
No meu próximo artigo aproveitando esta questão abordarei sobre pretensão salarial.
Até breve!
Luís Korani
- Colaborador Mirojobs -