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Enviar seu currículo via e-mail
Se desejar enviar seu currículo via e-mail, você poderá criar um a carta de apresentação simples para constar no corpo da mensagem.
Procure informações sobre o método de preferência da empresa para o envio de currículo por e-mail. Grandes empresas costumam receber numerosos currículos de uma vez só e em muitos casos, preferem recebe-los no corpo de texto da mensagem.
Para empresas que não têm preferência explícita quanto ao método de envio, você pode enviar seu currículo em arquivo anexo.
Exemplo de enviar currículo por e-mail, com carta e currículo em PDF. |
Antes de anexá-lo, grave o arquivo do curriculo sob a extensão ".rtf". É importante evitar a utilização da extensão “.doc", pois nem todos que receberão seu currículo têm o Microsoft Word ou um editor de texto compatível com a versão que você utilizou para elaborar seu currículo. Assim , alguns talvez não consigam abrir o arquivo doc. gerado por você. No entanto, a grande maioria tem o Wordpad do Windows, que lê normalmente arquivos em ".rtf", não importando qual a versão do editor de texto utilizada para criar o arquivo original.
Para salvar seu currículo em .rtf clique em "Arquivo/Salvar Como" nas opções do menu do Word. Depois de selecionar o diretório correto, no item "Salvar como tipo", selecione a extensão "*.rtf" (Rich Text Format).
Poderá optar também enviar seu currículo em formato PDF. Este tipo de arquivo dificulta a alteração por parte do destinatário.
Outra forma de envio que facilita bastante a leitura de seu currículo se dá com a colagem direta do mesmo no corpo de texto do e-mail. Nesse caso não será necessário enviar a carta de apresentação. Ao colar o texto no corpo de texto da mensagem, no entanto, fique atento para que sua formatação não seja alterada de modo a dificultar a leitura.
Enviando seu currículo via e-mail
• Quando anexar seu currículo via e-mail, envie sempre uma carta de apresentação no corpo de texto,evitando o mero envio de um arquivo anexo e uma "mensagem vazia”. Colocando-se no lugar do destinatário, você reconheceria o ato de bom tom de uma carta que apresentasse e demonstrasse as intensões do candidato. Lembre-se de que, diariamente, os profissionais de RH recebem dezenas ou mesmo centenas de e-mails contendo currículos anexos.
• Assine seu e-mail com o seu nome completo.
• Nunca redija um e-mail com todas as palavras em letras maiúsculas. Uma mensagem escrita em caixa alta ou letras maiúsculas tem a conotação de "grito" na Internet e dá a Impressão de que você é um usuário com baixíssimo conhecimento em informática.
• Veja exemplos de currículos de profissionais da sua área e de outras.
• Seja cuidadoso com os dizeres, buscando sempre objetividade. O ideal é que sua carta de apresentação revele um tom educado e informe seu desejo de colaborar com o crescimento da empresa.
• Para evitar erros de português, revise seu texto e consulte dicionários e gramáticas. Se possível, peça a ajuda de um professor de português ou um revisor profissional.
• Seja breve no seu currículo e na carta de apresentação;
• Nunca peça confirmação de recebimento do currículo.
• Só escreva o nome do responsável que irá receber o seu currículo se souber exatamente quem é, e como se escreve. Escrevê-lo errado é muito pior do que suprimir.
• Para saber como está chegando seu e-mail, ou para aprender a enviar , envie mensagens testes para você mesmo. O treino conduz a perfeição.